Balde de água fria

Depois de voltarmos da nossa viagem exploratória (*a qual chamo carinhosamente de segunda lua de mel*), aconteceu o maior balde de água fria de todos os tempos: o Ministério de Imigração anunciou a paralisação temporária do recebimento de novos processos (aqui). Mais tarde foi anunciada a nova data de abertura, 04/05/2013. Quase um ano pra reabrir…

Pra gente, estava totalmente fora de cogitação mudar e tentar o processo por Quebec…a gente não sabe nada de francês e não pretendia aprender naquele momento, além de que, como já disse no post anterior, não pretendemos morar lá. Eu sei que pode ser meio radical e tudo mais, mas sinceramente desaprovo completamente o lance do “jeitinho” de aprender francês pra poder passar na entrevista e receber o CSQ, pra depois de todo o processo morar alguns meses lá pra cumprir tabela e depois se mudar pra British Columbia. Tem gente que faz? Óbvio que sim. Mas cada um que durma com a sua consciência, né? (*pelamordideus, eu sei que tem gente que muda realmente de processo e vai efetivamente morar no Quebec…veja bem que não é desse caso que estou falando aqui. Nem daqueles que a pessoa tava lá e recebeu uma proposta de trabalho boa em outra província e aceitou…enfim, bom senso.*)

Assim, fomos pesquisar mais ainda sobre outras formas de conseguir imigrar. O caminho mais difícil seria arrumar um emprego lá, mas difícil não é sinônimo de impossível, então não custa tentar….

Aí soubemos do processo provincial de Manitoba e achamos bem interessante. Decidimos mais uma vez usar nossas férias pra ir ao Canadá, rever nossa querida Vancouver e explorar, por nossa conta e risco, Winnipeg, que é a maior cidade de Manitoba (e que ja tínhamos pesquisado ser onde provavelmente teria mais oportunidades pro Marido. Manitoba eh uma província “agrícola”, digamos assim, e pra mim, que sou engenheira de alimentos, acredito que em outras cidades tb teria oportunidades de trabalho…mas enfim, o resto da província é praticamente verde além da vida, fazendas e planícies e vida no campo…coisa que não, obrigada).

Nosso acordo foi que, caso gostássemos mesmo de Winnipeg, a ponto de abrir mão de Vancouver, daríamos prosseguimento ao pedido através da província. Nossa ideia seria tentar ao máximo nos adaptar ao frio, tentar com todas as forças. Mais uma vez o pré-requisito era ir no inverno! Pode parecer bobagem, mas muitas cidades, no verão, atingem as temperaturas que já estamos acostumados a ter por aqui. E quando a gente está confortável, tudo sempre parece lindo e legal, portanto, acho extremamente importante pensar no que seria a sua maior adversidade e realmente enfrentar, porque se vc não se sentir bem, nao dá certo mesmo. Winterpeg, carinhosamente assim chamada por seus habitantes, é uma cidade que facilmente atinge seus 30, 40 graus no verão. Porém, facilmente também cai ao outro extremo, -30 graus, no inverno.

Sabendo disso, e rezando pro frio não castigar, embarcamos novamente…

Anúncios

4 comentários sobre “Balde de água fria

  1. Bia, imagino tua frustração! Eles estão mudando as regras de imigração toda hora! Tão fechando o cerco um pouco, eu acho. Agora, olha, Winnipeg é frio mesmo, hein? Até a galera de lá chama a cidade de Winterpeg! ;) Mas boa sorte pra vocês!!!

    • Oi Ana! Obrigada pela visita!

      Realmente, põe frio nisso….pegamos em torno de -15 e o pessoal tava falando que a gente é muito sortudo, que o tempo tava ótimo! Aff…
      Não gostamos muito de lá, resolvemos esperar reabrir o federal mesmo e ir pra Vancouver! Já conseguimos enviar assim que reabriu, agora é “só” esperar e torcer…

      Um beijo!

  2. Bia! Realmente eles estao fechando o cerco. Ainda nao tenho a residencia pq meu visto é de trabalho, mas fico sempre de olho. No meu caso eles facilitaram esse ano, eu posso dar entrada em 1 ano de trabalho do marido (antes eram 2 anos trabalhando) e durante o processo (7 meses) nao podemos sair de BC.
    Mas fiquei sabendo de uma forma de imigrar que nao sei se pode ser interessante pra vcs.. nao lembro o termo direito, mas é algo que se vc investe aqui, vc tem o direito de morar aqui. Antes era acho que 50k, mas agora acho que é 100k. Só nao sei se é dolar ou real.. enfim.. pode ser uma, caso vcs tenham a grana.;)
    Beijocas e boa sorte!!! Nao desiste nao!!!

    • Carol, vou procurar saber…mas pelo que eu tinha lido era uns 300k (dólares), por isso nem fui mais atrás! Mas vou rever isso, vai que diminuiu né?! Quem sabe apertando daqui ou dali a gente consiga…vou pesquisar!
      Mas esse é Plano B; já reabriu o processo federal dia 04 e já conseguimos enviar tudo na primeira semana! Agora é só esperar…torce aí comigo!

      Bjs

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s