Consulta e exames médicos: check!

Update: escrevi um post explicando que não recomendo esse médico que eu fui. Veja aqui!

Ontem fomos fazer a consulta e os exames médicos necessários para dar prosseguimento ao processamento do visto. Marcamos com o Dr. João Jorge Leite, em São Paulo, e após uma sucessão de atrasos, acabamos perdendo quase o dia todo por lá. Belo chá de cadeira…

Marcamos para as 11h, mas como ficamos com medo de pegar trânsito, fomos bem mais cedo e chegamos no prédio por volta de 9h30. Depois de esperar uma meia hora, liberaram nossa subida até o consultório do médico. Pensei na possibilidade de adiantar a parte dos exames de laboratório, mas a secretária nem cogitou essa possibilidade…disse que se a gente fizesse isso iríamos voltar na hora do almoço do médico e pronto, sem mais conversê. Ao invés de adiantar, ficamos lá sentadinhos aguardando e acabou que o médico é que estava atrasado…

Eu estava apertada pra fazer xixi, então ela me deixou fazer essa etapa antes, que era no próprio consultório. Você faz seu xixizinho no potinho, e o médico mergulha uma fitinha parecida com aquelas de exame de glicose, pH, etc…simples e rápido. Logo após isso eu já voltei pra sala de espera e esperei a minha vez.

A consulta em si foi bem rápida. Ao entrar ele tirou uma foto minha, que já apareceu digitalizada na ficha, e foi fazendo várias perguntas relativas ao histórico de saúde, cirurgias e medicamentos, enquanto já ia digitando no computador. Após as perguntas, seguiu-se o exame físico: mediu a pressão, auscultou coração e pulmão, deu umas “batidinhas” nas costas, pediu para verificar se eu tinha marcas de cirurgia no abdome, me pesou, mediu a altura e fez um exame oftalmológico simples, daqueles de letrinhas, que de óculos mesmo você lê algumas linhas indicadas por ele no papel, usando cada vista separadamente. O exame do marido não acompanhei, pois ele chama cada um separadamente, mas foi a mesma coisa.

Finalizada essa parte, foi hora de voltar pra recepção, desembolsar R$300,00 per capita (*affff…*), pegar os pedidos de exames e ir pro laboratório. Os exames pedidos são: Sorologias para HIV, Sífilis e Radiografia do Tórax PA. A secretária deu duas opções de laboratório, o Lavoisier e o Fleury, ambos próximos. Fomos a pé mesmo até o Fleury, que aceitava nosso convênio, então não precisamos desembolsar nessa parte…(*segundo a secretária, os exames ficavam em torno de R$260,00 mas pelo que eu vi, depende muito de cada laboratório.*)

Como o médico deu uma atrasadinha, chegamos lá bem na hora do almoço e acabou demorando um pouco…saímos de lá quase 14h, fomos almoçar pra pegar a estrada e enfim, chegamos aqui no final da tarde.

E agora, ainda falta muito??

13 comentários sobre “Consulta e exames médicos: check!

  1. Nossa, conseguiram bem rápido agendar a consulta, hein? Pelo jeito então é bem tranquilo esse exame médico.
    Vocês sabem se esse Dr. João Leite já manda o resultado do exame médio pelo eMedical (novo sistema on-line de envio)? Se sim, vai ser mais rápido ainda vcs receberem o pedido de envio dos passaportes!!!
    O consulado já pediu para fazer o pagamento da taxa do visto de residente permanente ou ainda não?
    Quantas perguntas né? Vcs estão sendo a minha referência para esse processo, que pelo visto está fugindo de todo padrão e realmente está sendo mais rápido (como prometido).

    Continuo torcendo por vcs!!!

    Beijos

    • Nossa, tô achando tudo muito surreal…rs
      Desde 2010 lendo mil blogs e fóruns, já tava super preparada psicologicamente pra espera, mas não me preparei psicologicamente para o caso de andar tão rápido!! rs
      Respondendo as suas perguntas: Eu acho que ele envia online sim, pq não tivemos que pagar nenhuma taxa de envio. Ainda não recebemos pedido de pagamento da taxa e nem de passaportes…espero que não demore muito!
      Também estou torcendo por vcs! Vamos acompanhando…

      Bjs

  2. Olá, Parabéns pelo Blog. Por favor, diga-me como seu marido enquadrou-se na lista de profissões, já que ele é Eng. Eletricista . Pergunto pois sou Eng.E e, fiquei bastante frustado por não ser contemplado na lista, mesmo que seja uma profissão em demanda por lá. Boa sorte e sucesso à vocês.

  3. Bia, hoje com mais calma estava olhando o meu pedido de exames médico e no meu sobrenome esta faltando um “de”, por exemplo, ao invés de vir Maria “de” Alves está apenas Maria Alves. Será que terá algum problema? No de vcs teve algo parecido?

    Vou ver se consigo ligar no consulado ou no próprio consultório hoje para ver se terá algum problema. O meu medo é o médico se recusar de fazer a consulta pois o meu nome no formulário está diferente do meu RG…

    • Nossa, fui até olhar os meus novamente…mas tanto o meu quanto o do marido estão certos, com “de”, “dos”, “da” e afins…rs
      Olha, eu acho que se recusar a fazer a consulta o médico não vai, afinal ele quer mesmo as 600 realezas no bolsinho dele…mas acho que é imprescindível vc tentar falar no consulado sim, pra se precaver de qualquer erro que possa acontecer por conta disso!
      Pessoalmente acho que isso não é um problema…mas a gente nunca sabe o que se passa por lá, né?!
      Beijos!

      • Então Bia, como é quase impossível falar lá no consulado tentei falar direto no consultório para ver se isso acontece com frequência ou se fui premiada mesmo… rs. Perguntei para a secretária se havia alguma problema desse “de” estar faltando e ela já me perguntou o número do IME que consta no formulário, pois alguns sobrenomes ela mesma consegue alterar no sistema. E em alguns segundos ela já falou : pronto! Como assim pronto?? Já tá tudo certo?? E eu me descabelando a toda??? E sem muita preocupação ela continuou: pode trazer os formulários do jeito que está mesmo, não tem problema nenhum, pois no sistema já esta certo! E 200kg foram tirados das minhas costas naquele momento!
        Eu pensava: depois de pedido de exames médico “foguete” vai ser um “dezinho” que vai me atrasar?? É só o que me faltava… mas enfim, foi super simples! Ufa!
        Beijos!

  4. oi Bia… amei seus posts! Vc fez todos os exames num só laboratório? E por acaso se lembra se pediram seu passaporte?
    Pergunto pois liguei no laboratório para perguntar sobre meu convênio e me disseram que eu tenho que levar os passaportes, só que os benditos estão no consulado. Como foi isso com você?
    Obrigada :)

    • Oi Susan!
      Primeiro: mil desculpas por demorar tanto pra responder!! Fiquei um tempo sem usar o computador, e acabei só vendo seu comentário agora!
      Bom, eu fiz tudo no mesmo laboratório sim! Fiz tudo no Fleury, e aceitaram meu convênio pra todos os exames. No meu caso não pediram o passaporte não, que eu me lembre foi só o pedido médico e um documento de identidade comum.
      Beijos e obrigada por me acompanhar!!

  5. Oi Bia! Irei tbm passar por todo o processo para tirar visto canadense e provavelmente farei a consulta com este mesmo médico. Minha dúvida é quanto ao convênio… Caso o laboratório aceite seu convênio, o único gasto é com a consulta? E qual é seu convênio? O meu é unimed e gostaria de saber se é igual ao meu.

    Muito obrigada desde já!

  6. Olá, Vou fazer meu exame com o médico em Curitiba. De qual pagina do passaporte precisa de cópia? Tenho da pagina de identificaçao, do visto americano e dos carimbos de viagem. Nao estou com meu passaporte em maos e por isso preciso saber, pois se precisar de cópias de outras paginas além dessas, terei ue voltar pra minha cidade só pra buscá-lo. :(
    Estou preocupada com isso.
    Obrigada

    • Oi Dani!
      Acredito que nos casos em que pedem a cópia, geralmente é da página da foto/assinatura.
      Pelo que me lembro, precisei levar o passaporte original, e não a cópia….mas eu acho que cada médico faz de um jeito, então o melhor seria você ligar no consultório que vc marcou pra confirmar!

      Obrigada pela visita e boa sorte!!

  7. Pingback: Por que não recomendo o Dr. João Jorge Leite em SP | Oui, Canada!

Comente!

