O incrível caso dos exames que foram parar no limbo

Pois é minha gente, tava tudo indo muito bem pra ser verdade, né?!

Depois de feitos os exames médicos, ficamos aguardando a mudança de status no E-cas* para o famoso “Medical results have been received”. Na semana seguinte, vimos no fórum do Canada Visa que o E-cas de um outro brasileiro, que tem o timeline parecido com o nosso e que fez os exames na mesma semana, tinha sido atualizado. Como até uns dois dias depois nada de sinal do nosso, no dia 07/10 resolvi ligar no consultório, só pra dar uma sondada e saber se (e, principalmente, quando) os nossos exames tinham sido enviados. A secretária disse que estava tudo ok, e que nossos exames já tinham sido transmitidos para Ottawa dia 01/10. Seguimos nossa vidinha por aqui…

Estava até muito tranquila, porque eu sei que, em se tratando de consulado, nada tem muita regra (basta pesquisar um pouco em comunidades, fóruns e grupos de discussão pra entender o que eu estou dizendo), até que na sexta-feira passada recebi um comentário aqui no blog de um casal que fez os exames dois dias depois da gente, e que tinham recebido o pedido de pagamento da taxa + passaportes. Enlouqueci. Desesperei. Levei o marido à loucura por tabela. E nem sinal de fumaça pra gente…

Passei a segunda com o telefone no ombro e computador no colo, tentando entender o que se passava…Mandei email pra mil endereços do consulado (*preciso dizer que nenhum foi respondido?! Não, né. Ok*), tentei ligar um milhão de vezes para a Maura**, enfim…passei a segunda atrás de alguma informação e nada. Na terça tentei insistir, mas só caía na caixa postal…Apelei e resolvi ligar em outro telefone. Atendeu a Adriana, que disse que aquele telefone não era pra pegar informações sobre o processo, mas gentilmente acabou verificando e, pra meu total horror, falou pro meu marido que não constava nenhuma informação de exames nossos lá. OMG! Quase convulsionei. Quase chorei. Quase. Pensei até em fazer exames novamente, com outro médico, mas respirei fundo e convenci a mim mesma de que eu estava overreacting.

Ela disse que a única coisa que poderíamos fazer era esperar, mesmo. Hoje dei uma sapeada num grupo no Facebook, e descobri uma família que ficou 7 semanas sem nenhuma informação também. Depois de 7 semanas, apareceu apenas o exame de uma das pessoas, depois dia após dia, outro e mais outro, até que só depois do último exame da família aparecer lá no sistema, o E-cas foi atualizado e receberam o pedido de passaporte somente nessa semana.

Então é isso amiguinhos…Pegar um baldinho de pipocas e aguardar alguma comunicação do além!

*E-cas = Electronic Client Application Status. É uma ferramenta que, na teoria, serve pra gente acompanhar a quantas anda o processo de imigração. Na prática, serve pra deixar a gente super neurótico dando F5 pra saber se teve alguma atualização. :) 

**Maura: entidade super famosa no universo “imigratístico canadense”; da qual só conheço a voz na mensagem da secretária eletrônica. Dizem que é ela que é a responsável lá do consulado por dar as informações sobre o processo, mas ó, só acredito vendo.

14 comentários sobre “O incrível caso dos exames que foram parar no limbo

  1. Oi pessoal o meu e o da minha esposa e filha também esta sumido como de vocês, no dia dos exames constava o numero do passaporte velho no sistema, apresentamos os novos e o medico atualizou. por acaso isso aconteceu com vc? não sei mais o que possa estar dando errado

    • Oi Fabiano!
      Então, não foi nosso caso, não…não trocamos nada de documento. Mas acho que na verdade não tem nada dando errado, estou mais tranquila de que é só uma demora mesmo. Fique tranquilo também que tudo dá certo!!
      Obrigada pela visita e qualquer notícia venha me contar!!

  2. Oi, Bia! Que bom que gostas do meu blog (Tchê Canadá, uai!)! :)
    Respondi teu comentário lá no meu blog, mas resolvi replicar aqui para facilitar para você!
    Quanto ao faqueiro Tramontina, eu não teria coragem de pedir de volta, mas que eu compraria outro para trazer, não tenhas dúvida! Seja lá qual for tua decisão, não venha sem um faqueiro Tramontina! :)
    Boa sorte no processo e bons preparativos para a vinda! Alguma previsão de mês para a vinda?

  3. Oi Bia, tava tudo muito bom para ser verdade né… o nosso processo também esta “sumido”… nenhum e-mail, nenhuma mudança no e-cas… continuamos esperando… mas ainda não desesperei (até ler o seu post…rs…)
    Quando fizemos os exames o médico perguntou quando pretendemos ir e eu falei que em abril/2014… ele fez essa pergunta para vcs tb? Então, desconfiamos que como pretendemos ir só ano que vem, pode ser que eles tenham colocado outros processos na frente, não sei, é apenas um hipótese…
    Bjs

    • Olááá casal!
      Hmmm…pra mim ele não fez essa pergunta, e tenho quase certeza de que pro meu marido também não. Aliás, lembrando agora, nem mesmo pra que eu tava fazendo o exame ele perguntou…Não sei se já tem no formulário que ele preenche, mas achei que perguntavam pelo menos se é pra estudar, pra imigrar, pra trabalhar…enfim, só perguntou mesmo coisas estritamente relacionadas à saúde.
      De qualquer forma, hoje acordei muito tranquila de que deve ser só uma demora mesmo; sabe-se lá qual o critério deles, né?! Nós também só vamos no ano que vem, mas de qualquer forma prefiro que os nossos vistos cheguem e fiquem aqui guardadinhos comigo do que lá com eles…rsss
      Bjs!!

  4. Oi Bia…. acho que esta família a que se refere é a minha rsrsrs. Realmente a gente pira e fica é quer de alguma forma resposta. Acredita que ainda não estou em paz, acho que sossego mesmo só depois com os vistos na mão…. Paz e força aí…. bjus

    • Oi Flavia!!
      Hahaha realmente, acertou! Me pegou no pulo, falando sobre você…rs
      Acho que eu também só vou ficar 100% tranquila quando estiver com o visto aqui na minha mão, guardadinho!!
      Obrigada pela visita.
      Beijos!

  5. Oi Bia! Nossa, que confusão! É bem como você disse, não existe muita regra, não se consegue falar com ninguém do consulado, às vezes eu penso que se o serviço canadense vai ser assim…. MEDO! Vamos ter esperança né, já que vocês pretendem ir ano que vem não tem taaaanta pressa, mas com certeza melhor guardado na sua gaveta do que na deles! Beijos, Ana.

  6. Oi Bia !!! Menina, estou na mesma situação, fiz os exames com o mesmo médico….. vc poderia me passar o telefone da Adriana ? meu e-mail é tatipari@hotmail.com. Não vejo a hora de ter uma resposta, rsrs…. Beijoss

    • Oi Tatiana!!
      Primeiro: mil desculpas por demorar tanto pra responder!! Fiquei um tempo sem usar o computador, e acabei só vendo seu comentário agora!
      Você já conseguiu alguma resposta sobre o seu caso? Se ainda precisar do telefone da Adriana, me avisa q eu te mando! Agora estou acessando todos os dias :)
      Beijos!!

      • Oi Bia !!! Claro que está desculpada, imagino a correria dos primeiros dias em terras canadenses, rsrs…
        Pediram os passaportes faz 3 semanas, Thanks God, rsrs… Realmente é muito ruim fazer os exames e não ter uma resposta, nadica de nada de informação. Mas agora está tudo certo, levei os passaportes pessoalmente no consulado e espero o visto em breve !!! Super beijo e continue postando as novidades !

      • Oi Bia, estamos passando um aperto danado no retorno dos passaportes, você poderia me passar o telefone da Adriana e se tiver o email também? Tem 3 semanas que nossos passaportes foram enviados e não consigo ter notícia nenhuma, tento ligar para vários ramais lá e nada, não respondem a nenhum email. E hoje para completar pediram novamente as fotos.

  7. Pingback: Por que não recomendo o Dr. João Jorge Leite em SP | Oui, Canada!

Comente!

