Esquilos espiões?

Existe uma lenda muito famosa no grupo de discussão sobre imigração que eu participo, que é a história do esquilo espião. Se você participa do mesmo grupo, com certeza já deve ter lido algo a respeito! Confesso que dei muita risada quando li a história toda, mas vou resumir aqui pra vocês:

Esquilo EspiãoUm participante que estava naquele marasmo, sem comunicação por parte do Consulado durante o processo de imigração, enviou um email bem ingênuo pra lista, questionando sobre uma possível investigação por parte do governo canadense, pois ele achava que estava sendo seguido naquela semana…Vocês já podem imaginar que o pessoal caiu matando, né?! Várias pessoas deram continuidade à zoação, elaborando teorias de conspiração engraçadíssimas, e depois de vários emails e respostas da pessoa, percebeu-se que de fato ele achava mesmo que estava sendo investigado de alguma forma; segundo ele, não era nenhum absurdo um país que estaria cedendo residência permanente a alguém querer saber mais a respeito da pessoa. Por fim, chegou-se à conclusão de que no Canadá existem esquilos espiões! :D

Isso aconteceu há vários anos, mas virou tão piada interna que toda vez que surge alguma pergunta absurda, alguém desenterra essa história.  Mas porque será que eu tô contando isso agora, você, querido leitor, deve estar nesse momento matutando…

Chegamos, eu e marido, sem lenço nem documento do lado de cá, e na imigração demos o endereço de um casal de amigos pra envio do cartão de residente permanente (PR), já que a gente não sabia ainda onde ia amarrar o burrinho… Demos o endereço deles pra todos os cadastros e documentos que fizemos aqui inicialmente, e todos chegaram certinho, exceto esse bendito, que era o mais importante, porque precisaríamos dele pra ir ao Brasil e voltar pra cá. O oficial da imigração disse que o prazo pra chegar o PR seria de 6 a 8 semanas, e assim que nos instalamos no apê temporário, entramos no site e fizemos um pedido de urgência. Nenhuma resposta, e nas 5 primeiras semanas ficamos perambulando sem muita esperança de receber o cartão. (*Cabe lembrar aqui, caso você não saiba ou não se recorde, que nessas 5 semanas aqui nós conseguimos alugar o apartamento que moraríamos assim que voltássemos do Brasil. Como tinha ainda um casal morando nele, nem trocamos nossos cadastros em local algum…deixamos tudo com endereço dos nossos amigos mesmo, pra trocar quando efetivamente já estivéssemos morando por lá.*) 

Fomos pro Brasil com a esperança de que talvez o cartão chegasse e aí nossos amigos nos enviariam via Fedex, e depois de esperar mais uma semana, nada… Sem o PR pra poder entrar novamente no Canadá como residentes, foi necessário pedir no consulado de SP um “travel document”, que nada mais é do que um visto de somente uma entrada no qual consta que você já é um residente permanente. Pode demorar até 15 dias pra ficar pronto; o nosso demorou uma semana e obviamente não é grátis… É igualzinho ao visto que a gente recebe ao final do processo de imigração, mas no lugar de “IMMIGRANT” vem escrito “PERMANENT RESIDENT”, ó só:Visto RP x Travel Document

 Mas voltando ao foco…Chegamos, nos estabelecemos no apê novo, até que uns 2 dias depois resolvemos abrir  a caixinha do correio. Eis que nos deparamos com o que?! Dois envelopes pardos, vindos diretamente do governo canadense, pra mim e pro marido. Abrimos e TA-DAM! Nada mais, nada menos que nossos PR cards! Ainda não tínhamos alterado nosso endereço em lugar nenhum… E agora, quem duvida da história do esquilo espião?!

Esquilo Espionando

 (*Obs: Contamos isso pra proprietária do apê; ela disse que nunca tinha ouvido falar disso mas contou que aconteceu o mesmo com o casal que estava morando aqui antes. Eles moram num prédio aqui quase vizinho e aconteceu uma inundação no apê deles, então ficaram aqui por dois meses enquanto arrumavam as coisas por lá…e misteriosamente as correspondências deles também passaram a ser entregues aqui, sem mais nem menos! *) 

*Foto

Anúncios

11 comentários sobre “Esquilos espiões?

  1. Muito legal a historia!!
    Espero que estejam bem e felizes com o novo pais.
    Iremos em outubro para o landing e a seguir voltaremos ao Brasil para resolver pendencias, igual a voces.Tenho uma duvida.Na imigraçao, na apresentaçao daqueles 2 formularios do que voce estava levando e que voce iria trazer depois, voce foi muito especifica?Me esclareça esta duvida por favor?
    Na hora de deixar o pais, eles pedem algum outro documento, ja que nao temos o cartao de residente permanente ainda ou somente veem o visto de imigrante?
    Abraçao e obrigado
    ANDRADE

    • Oi Andrade!! Obrigada pela visita e pelo comentário! :)

      Que legal q vcs já vão fazer o landing agora em Outubro!! Como estão os preparativos?
      Olha, no preenchimento desses formulários a gente só foi específico na parte dos eletrônicos. Listamos computadores, tablet, celulares e indicamos número de série e valor de tudo. De resto, fomos bem genéricos…até porque eu não sabia realmente o que iria querer trazer depois na segunda vinda, então coloquei coisas como: “clothing – CAD$1000” e etc…as nossas listas ficaram bem pequenas, pra ser sincera! Foi tudo muito tranquilo, até…o oficial nem pediu; a gente que deu pra ele carimbar e assinar, senão teria passado desapercebido. Mas acho importante fazer principalmente pras coisas que vocês trarão depois, porque na segunda vinda eles pediram pra ver e riscaram os itens q falamos que estavam na mala!

      Pra sair do Canadá, eles não pedem nada…só o passaporte e passagem mesmo, normal como qq viagem. O que eles pedem é na volta, precisa do cartão de Residente Permanente/Travel Document pra reentrar no Canadá!

      Boa sorte!!

  2. Oi Bia, tudo bem?

    Adorei a história do esquilo, e realmente não existe outra explicaçao.. hahahah…
    Estou com algumas dúvidas, sei que você recebe aos montes, mas será que poderia me dar um help?
    Meu marido e eu enviaremos os docs pra FSW na segunda semana de novembro, estamos pensando que se demorar o mesmo tempo que o de vocês, devemos estar com o PR em meados de julho, e pensamos em ir praí em maio para procurar apê e nos ambientarmos direitinho. Isso contaria como Landing? Nós poderíamos ir pra ver essas pendências a partir de que parte do processo, e o que precisa ser feito nesse Landing? Após isso é necessário voltar para o Brasil com o PR e aí entrar novamente no Canadá, desta vez como PR ao invés de turista, correto?
    Outra coisa super importante! Li no seu outro post com a timeline, que o processo de vocês demorou apenas 7 meses, super rápido e bem diferente do que ouvimos por aqui, que costuma demorar 1 a 2 anos! Você diz que tem ouvido que está até mais rápido que isso, é verdade? Acha que conseguimos o PR antes de julho?

    super beijos e obrigada desde já! :)

    Ana

  3. País eficiente é outra coisa, não precisa nem avisar que mudou para alterarem o endereço de correspondência kkkkk

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s