Quem somos

Um casal de engenheiros na faixa dos 30, de Campinas/São Paulo.

Junto com nossos dois cachorros, decidimos ir embora pro Canadá.

Nosso destino:

Vancouver Skyline

Vancouver Skyline

37 comentários sobre “Quem somos

  1. Olá pessoal! Qual engenharia especificamente vcs cursaram? Pelo o que li a Bia é engenheira de alimentos e o marido?
    Por coincidência também temos 2 cachorros (labradores) que iremos levar para Toronto.
    Também moramos pertiho de vcs, em Jundiaí :)
    E também estamos por volta dos 30…
    Mas o nosso destino é Toronto e não Vancouver como vcs…
    Como a Bia mesmo falou lá no meu blog, vamos trocando figurinhas para ver se o tempo passa um pouquinho mais rápido e também para diminuir um pouquinho a nossa ansiedade.

    Abraços!

    • Olá pessoal!!
      O marido é Engenheiro Eletricista.
      A gente foi pra Toronto tb mas curtimos mais Vancouver :)
      Que legal que vcs moram aqui perto! A gente podia mais pra frente combinar de nos conhecer, né?!
      Obrigada pela visita!

  2. Olá Casal de Engenheiros (desculpa não encontrei o nome de vcs).

    Adorei o blog!!Não tinha lido antes, vcs não estão cadastrados no galera do processo, blog que reúne várias pessoas que estão no processo?
    Não apliquei para nada ainda, estou coletando informações, lendo bastante.Li aqui sobre Winnipeg, será que lá é meio fazendão com inverno super rigoroso?Vou programar as férias para conhecer melhor. Pensei também em Calgary…
    Vcs são de campinas? Eu estou em Jundiaí, mas não mencionei no blog.

    Abraços
    Izabel
    http://www.blackbirdbebrave.blogspot.com.br

    • Oi Izabel, tudo bem??
      Não conhecia seu blog ainda, mas já adicionei nos meus RSS pra acompanhar também!

      Eu pedi pra me cadastratem lá no Galera, já coloquei até o selinho, mas ninguém ainda me respondeu..vou procurar o email deles e pedir novamente!

      Então, sobre Winnipeg, tem muita gente que gosta de lá..mas eu, sinceramente, não curti, não. A cidade é organizada, tava meio suja por conta da neve só, o transporte funciona bem, vimos vários onibus e tal…mas por causa do tanto de neve q tinha a gente acabou não conseguindo conhecer muito bem a cidade, estávamos sem carro e acabamos ficando mais por downtown e arredores, então sei lá…pode ser q os lugares que conhecemos não favoreceram, ou a gente já estava cego por Vancouver e aí qq lugar a gente fica comparando né? rs
      Calgary a gente conheceu super pouco também, mas entre ela e Winnipeg, eu ficaria com Calgary (a não ser que a profissão não estivesse na lista do federal, aí sim acho melhor Manitoba pq a chance é maior de conseguir imigrar por lá nesse caso).
      Somos de Campinas! Estamos pertinho!
      Boa sorte no processo pra todos nós :)

      Bjs,
      Bia

  3. Olá casal,
    Somos de campinas, mas moramos em Belo Horizonte… bom, pelo menos até fevereiro, depois pretendemos ir pra Montreal !
    Um grande abraço e boa sorte!
    Luciana

      • Oi Casal,
        Ainda não está certo, mas pretendemos ir em Fevereiro ou março, me parece que depois desta data as passagens sobem muito…
        Tomara que dê tempo de fazer tudo até lá…
        Um beijo e vamos nos comunicando!
        Luciana

  4. Ola, Luciana, primeiro post do seu blog e estou adorando. Estamos começando o processo no de imigração, só que pensando em ir fazer um curso antes.
    Vamos trocar figurunhas.

  5. Olá, Somo um casal de Jundiaí, com um filhinho de 4 anos, e temos algumas coisas em comum.
    Sonhamos em ir para o Canada desde 2004, mas somente agora conseguimos iniciar o processo, também somos graduados pela Unicamp. Mas a grande coincidência é que aplicamos o processo dia 04/05 (levamos os documentos no fedex de viracopos), nossos documentos chegaram juntos em Sidney no dia 08/05, recebemos o e-mail dia de que tínhamos sido aprovados no dia 02/07, e o pedido de exames médicos dia 18/09, sem brincadeira, acho que fazemos parte de um mesmo “lote”, sei lá.
    A ansiedade que esta nos atacando nos últimos tempos, tem feito a gente pesquisar os blogs e na ultima semana encontramos o de vcs. (ainda não conseguimos abrir o nosso)
    Estamos felizes, porém em choque com a rapidez de tudo, esperávamos um retorno no minimo no fim do ano. E agora estamos aqui ansiosos aguardando o pedido de passaporte, o que confirmará a realização do nosso sonho.
    Agora passa tudo pela cabeça, onde realmente vamos morar? Vamos nos adaptar? Nosso filho vai se adaptar? A família vai surtar? Uma ansiedade só.
    E pelo visto estamos no mesmo barco. Abraços e estamos na torcida!

    • Oi Karina e Fabricio!
      Nossa, que super coincidência!! Eu já estava desconfiando que eles trabalham com lotes, pelas notícias que eu pesco por aqui e ali sobre pedidos de exames médicos, pedidos de passaporte…agora, com o seu comentário, to começando a ter mais certeza disso!! rs
      Vocês já têm uma ideia de onde pretendem morar?
      Nem me fale em ansiedade…eu fico pensando nisso 24 horas/dia!!
      Vamos nos falando por email; quando vocês receberem alguma noticia me contem! Se criarem um blog pra vocês, deixa um comentário aqui pra eu visitá-los :)
      Boa sorte pra nós!!

      • Olá Bia,

        Então, estamos pesquisando bastante a respeito das províncias, e estávamos na duvida, a princípio, entre Toronto e Vancouver. Toronto não nos animou muito, estamos em busca de qualidade de vida e ir para uma cidade muito grande não é nosso objetivo. Agora surgiu Edmonton nas nossa lista para dar uma pesquisada tb, vamos ver… Estamos tentando juntar qualidade de vida com ofertas de emprego, eu sou geóloga e meu marido é fisico, ele é o aplicante principal e entrou no NOC 2147 – engenharia da computação sem desenvolvimento de software, pois trabalha na área.
        Vancouver é uma opção tentadora, estamos tendenciosos a ir pra lá, mas tem tempo para pesquisar ainda.

        Esqueci de comentar que nossa cachorrinha Luna ( goldem retriever) também vai, vi que vcs vão levar seus cachorrinhos, já pesquisaram a melhor forma de leva-los? Andei procurando preço de caixa de transporte e quase cai dura, rss.

        E a espera continua….

        Abraços,

        Karina

      • Oi Karina!
        Mais uma coincidência então..meu marido é o aplicante principal e o NOC dele é o mesmo que o do seu marido! Rs
        Sobre os cachorros, se tivéssemos que comprar só uma caixa plástica pra cada um estaríamos bem, ainda…o nosso problema é que temos um pitbull e um bull terrier, e as companhias aéreas não transportam essas raças :(
        Teremos que recorrer a uma empresa especializada no transporte de animais, que produzem uma caixa de madeira mais resistente e específica pra cada um, e eles não poderão ir no mesmo ovo que a gente…precisarão ir como carga…sentiu o drama? :(

        Bjs!

  6. Oi Bia, Tudo bem??

    Levei um susto estes dias, minha cachorrinha convulsionou e foi uma correria, mas fizemos os exames e esta tudo bem . Agora estamos observando pra ver se não acontece novamente.

    Nossa, imagino o quanto vc vai gastar com o transporte dos seus cachorros, só o da Luna já achei super caro, mas não tem como, é um gasto muito bem vindo, pois não imaginamos nossa ida sem ela.

    As ultimas semanas foram muito intensas, contamos para a família sobre o processo e diferente do que imaginamos, todos estão nos apoiando… claro que o fato do meu filhote ter 4 anos e duas avós corujas não ajuda muito, mas ate que elas me surpreenderam.

    Enfim, tenho uma ótima noticia, depois de muita, mas muita ansiedade hoje a tarde recebemos os pedidos de passaporte, e imagino que vcs receberam ou estão por receber tb. O coração foi a mil, agora a coisa ta séria, rss

    Com tudo isso, pretendemos ir pro Canada até o fim de fevereiro :)… ta dando um friozinho na barriga, mas um friozinho bom, e tudo indica que vamos para Vancouver tb.

    Estamos MUITOOOOO felizes e ansiosos, mas agora a ansiedade é mais segura, parece que a coisa é mais real. E tb estamos acompanhando o processo de vcs e torcendo muito. Vamos trocando informações até nossa ida. se quiser me adiciona no face, assim conseguimos trocar mais ideias. https://www.facebook.com/karina.oliveira.7906.

    Abrs.

  7. Oi pessoal, adorei o blog, me deu esperanças!!! Vocês enviaram o processo no dia que abriu ou depois? Um consultora me disse que é muito dificil alguém do Brasil conseguir pois nosso processo chega atrasado por estarmos longe, e eles fecham normalmente as cotas do federal em 2, 3 dias, isso foi desanimador.

  8. Olá! Eu e meu namorado estamos começando agora a ver o que precisamos parar imigrar. Fomos para Toronto em janeiro de 2013 e ficamos um mês por lá, e voltamos apaixonados pelo país!!! Ele quem achou seu blog e me enviou, nem preciso dizer que li todo ele em uma pegada né?!
    Nos identificamos com vocês em vários pontos (exceto pelo fato que vocês preferem Vancouver a Toronto, haha). Também não queremos fazer o processo por Quebec, seria nossa última última última opção, sonhamos em ir para Toronto, mas estamos um pouco assustados com o processo federal, pois além de ser super burocrático, não temos certeza se aceitariam nossa profissão.
    Gostaria de saber como estão as coisas aí para vocês, se já conseguiram emprego e se estão felizes?!
    Seu blog foi uma motivação para não desistir, inclusive pela rapidez do seu processo (ansiedade é horrível.. já estou sofrendo).

    • Oi Bárbara!!
      Obrigada pela visita! Muito legal saber que de alguma forma estou ajudando vocês :)
      Qual é a profissão de vocês? Se puderem dizer, quem sabe eu não possa ajudar de alguma forma, com alguma informação, né?! Pesquisei tanto, tantos processos diferentes, que às vezes eu posso ter alguma informação que não tinha se atentado antes, e acabo não escrevendo sobre ela por não ter utilizado.

      Sobre emprego, etc, ainda estamos no Brasil, chegaremos lá dia 19/02. Vou fazer o meu máximo pra conseguir continuar escrevendo por aqui, principalmente sobre isso.
      Espero continuar sendo motivação pra vocês; não desistam do sonho! Tenho certeza que vcs encontrarão uma forma de ir, mesmo que não seja pra Vancouver…rs.. (Pq todo mundo quer ir pra Toronto?? rs)

      Beijos!!

  9. Oi Bia, tudo bem? Como está a ansiedade ?
    Então, nós dois somos bancários, trabalhamos na área operacional (não em agência) com investimentos. Eles até tem a nossa área nas profissões, mas a descrição não casa muito com o que de fato fazemos. E pesquisando descobrimos que o processo federal provavelmente não vai abrir este ano, porque ano que vem vão mudar o processo e deixar ele mais parecido com o da Austrália! Sabe se a informação confere ?
    Não sei se vocês conhecem o Babel Group, mas é uma escola de idiomas “especializada” em imigração para o Canadá. Fomos em uma palestra lá e fizemos uma avaliação de perfil, felizmente disseram que temos um bom perfil para imigrar em todos os quesitos: idade, profissão, experiência.. Porém (nem tudo é perfeito né?!), nos desmotivaram bastante em relação ao processo federal e incentivaram muito o processo de Quebec. Nos disseram que o processo federal fecha a qualquer hora e que eles tem alunos esperando a anos para serem chamados.. Quanto ao de Quebec nos deram o prazo de 27 meses para estarmos com os pézinhos no Canadá, só teremos que aprender francês nesse período.
    Ficamos um pouco desapontados, porque assim como vocês, nossa vontade era o processo federal, mas estamos pensando que SE o processo de Quebec for a única maneira, então será por ele mesmo.. O que você nos aconselha ?
    Ah, e vocês vão conseguir levar os cachorros ? haha
    Beijos

    • Oi Bárbara!!
      Nem me fale em ansiedade…tá demaaais! Já roí todas as unhas!! rs
      Os cachorros vão sim, mas somente em Abril! Quando eles chegarem lá, escrevo sobre o processo da viagem deles, pq demorei muito pra achar alguem levando cachorros grandes pra lá…rs

      Comecei te escrevendo uma resposta que virou um livro, então resolvi te enviar por email, ok? Confere lá se vc recebeu!

      Beijão!!

  10. Olá, primeiramente venho parabenizar seu blog que estar de ”Parabéns”, estou acompanhado o seu blog de uns 2 meses para cá, e já vi todos os seus posts, eu já estou mi preparando financeiramente para eu ir para Calgary, pelo mesmo processo que vocês fez, estou com uma duvida violenta aqui, eu concluir a faculdade de 2 anos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mais nunca trabalhei na área, que também vale no processo de imigração, mas eu tenho 5 anos de experiencia na área Industrial como “técnico de turbulação industrial”, que vi que também vale no processo, então essa é minha duvida para eu fazer pelo processo Program Skilled Workers, o mesmo que vocês foram, eu trabalho na área industrial, mas a faculdade que concluir é na área de T.I, Então eis a benedita duvida, como eu trabalho na área da industria eu tenho que ter uma faculdade na mesma área da industria?
    Por favor mi ajude com essa duvida por favor, Obrigado e boa sorte nas terras geladas.

    • Oi Diego! Obrigada por me acompanhar!
      Olha, sinceramente, eu não sou fonte oficial pra te responder, mas pelo que eu entendi, você tem que ter experiência de trabalho no NOC pedido. Porém, na maioria dos casos que eu vi em que a pessoa tem experiência numa área mas é formada em outra, geralmente são área correlatas. No seu caso, eu não saberia te dar certeza nessa resposta. Mas, se eu estivesse no seu lugar, tentaria enviar a documentação sim, pois vc tem a experiência requerida.

      Abraços e boa sorte!!

  11. Olá, Bia! Gostei muito do blog. Muito bem explicado, para quem quer seguir os passos de se conquistar o sonho canadense. Eu e minha parceira queremos aplicar para o próximo FSWP. Você me poderia responder a algumas dúvidas, por favor?

    -Com quantos pontos no FSWP vcs conseguiram a imigração?
    -Minha parceira ainda não é formada. Eles analisam a escolaridade dela, além dos pontos de inglês, para contabilizar mais pontuação no programa?

    Obrigado.

    • Além disso, eu também sou engenheiro eletricista, com experiencia de 3 anos na área. Você disse no blog que seu marido aplicou, pois na lista de profissões aparecia Engenharia Elétrica. Tal profissão saiu, com o tempo, do FSWP?

      Obrigado.

  12. Oi Bia
    Tudo bem?
    Estava procurando informações sobre o Federal Skilled Worker e acabei caindo no seu blog. Pelo que eu entendi você imigrou para o Canadá recentemente por este programa.

    Gostaria de informações sobre ele. Quanto tempo demorou o processo todo? Qual foi seu gasto total?

    Parabéns pelo Blog e obrigada

    • Oi Fernanda! Tudo bem?
      Obrigada pelo comentário! Realmente, imigrei recentemente…Dei entrada no processo em Maio de 2013 e ele demorou 7 meses. Cheguei aqui em fevereiro desse ano!
      O processo não é barato, mas os gastos dependem tb do tamanho da sua família, pois cada pessoa a mais implica em mais documentos pra traduzir, mais taxas pra pagar, mais exames pra fazer…rs. No nosso caso, um casal sem filhos, os gastos ficaram por volta de 10 mil reais.
      Beijos e boa sorte!!

      • Oi Bia,
        Obrigada pela resposta.
        Queria te perguntar mais duas coisas:
        1.Quais documentos você precisou para o processo?
        2. Você sabe se para fazer a aplicação como casal precisa ser casado no civil ou se contrato de união estável também pode?
        Abraços

      • Oi Fernanda!
        Os documentos necessários sempre podem variar de caso pra caso, né? Mas o que não varia são os básicos: passaporte, certidões de nascimento e casamento, documento de identificação nacional (usamos a CNH ao invés do RG porque no nosso RG não tem data de validade, que era pedida no formulário), histórico escolar, diploma, atestados de antecedentes criminais….tudo isso é certeza de vc precisar traduzir. Depois variam de caso pra caso os documentos de comprovação de experiência de trabalho (cartas de empregadores, contratos de trabalho, etc..) e os documentos de comprovação de renda (extratos de contas corrente, poupança, investimentos, previdência privada…enfim, o dinheiro pra comprovação tem que ser de fácil acesso, resgatável a qualquer momento, então não vale FGTS. Há pessoas que anexam documentos de carro e imóvel também, indicando o valor do bem, além de uma carta explicativa de que aquele bem será vendido antes da ida…mas há muitas controvérsias sobre essa comprovação ser ou não aceita nos fóruns que eu participo).
        Sobre o casamento ou união civil: claro que se for casado no civil é tudo muito mais simples, pois é só enviar a certidão de casamento, mas quem tem união estável também pode dar entrada juntos, sim. O lance é que nesse caso eles exigem mais documentos para comprovar a união, né? Não sei exatamente quais,mas me parece que comprovação de endereço de mais de um ano morando juntos, o contrato de união estável firmado em cartório, enfim…não sei exatamente quais.
        Você consegue saber todos os documentos que irá precisar, além de já ver tudo que pedem nos formulários pra já ir reunindo todas as informações, fazendo o download do próprio checklist oficial, nesse endereço aqui: http://www.cic.gc.ca/english/information/applications/skilled.asp.

        Boa sorte!!!
        Beijos

  13. Oi Bia! Tudo bem ? Te mandei email mas você não respondeu, não sei se você recebeu… Também não consegui te adicionar no Facebook, acho que você tem desabilitada a opção de “estranhos” poderem te adicionar.
    Como estão as coisas por aí? Já encontraram aonde morar?
    Não sei se você viu, mas esse ano abriu o federal “antigo” pela última vez! Nós vamos aplicar, mas estamos com algumas dúvidas, pode ajudar novamente, please ?
    1. Vamos aplicar como casal, eu preciso traduzir toda a minha documentação também? No CIC diz que devo apenas enviar cópia de passaporte e o IELTS, mas eu vi que vocês traduziram para os dois!
    2. Quanto tempo depois de abrir o processo vocês enviaram o application ? Nós achávamos que esse ano nem ia abrir o processo, devido a mudança, e acabamos atrasando o IELTS, só vamos conseguir enviar 1 mês e meio depois de aberto.. Será que ainda vai ter vagas ? Esse ano são 1000 vagas para o nosso NOC.
    3. Como você fez com a carta de recomendação da empresa? Falou que era pra que ?

    Obrigada Bia!!!!
    Beijos

    • Oi Bárbara!
      Nossa, mil desculpas…realmente, eu recebi sim e o email tá até marcado com estrelinha, que era pra eu te responder, e acabei me esquecendo… :(
      Vou te responder por lá, ok??
      Tenta me add no Facebook de novo? Eu tirei essa opção de privacidade, vamos ver se agora vai!!
      Beijos!

  14. Olá!

    Estou pesquisando sobre o FSW e cá estou no seu blog, e como a gente fica animada de ver pessoas que conseguem concretizar esse sonho! Eu e meu namorado pretendemos dar entrada este ano no processo, porém estamos aguardando até que ele termine a faculdade e o estágio para engatar nisso. Gostaria de bater um papo por email, acredito que como você acabou de chegar talvez você gostasse de compartilhar toda a sua experiência e quem sabe nos ajudar com algumas dúvidas. Gostei muito das informações que você disponibilizou aqui, já nos ajudou bastante!

    Obrigada, beijo!

    • Oi Kaísa! Obrigada pelo comentário :)
      Realmente, os blogs me ajudaram bastante antes de dar entrada no processo, durante e depois tb!
      Vou te mandar um email pra gente bater papo então, ok?
      Beijo!!

    • Oi Talita!
      Na cidade de Winnipeg especificamente a raça é banida, mas em outras cidades da província de Manitoba pode ter sim.
      A única província em que o Pitbull é banido em todas as cidades é Ontario (não se pode nem mesmo transitar com um cachorro dessa raça).

      Abs!

  15. Boa tarde!!!
    Eu e meu marido temos um caso MUITO parecido com o de vocês.. Meu marido passou por muitas viagens fora do Brasil, e ele é doooido pra sair desse país, sempre fala disso.. E eu também sempre quis ter essa experiência..
    Enfim, há um tempo estamos cogitando a ideia do Canadá (já pesquisamos bastante), e queremos ir também pelo processo federal, mas também temos dois cãozinhos, gostaria muito de saber como vocês estão fazendo com eles.. Como é o transporte, a adaptação e se existem muitas casas que aceitam ter cachorros. Se você puder me enviar um email contando sobre isso agradeceria e muito.
    Isso, pra falar a verdade, é o que mais me preocupa de sair daqui.
    Ler o seu blog deu uma injeção de ânimo em mim, quero começar a dar entrada na documentação o quanto antes!!!
    Obrigada desde já pela atenção!!!

    • Oi Pê!
      Obrigada pelo comentário!!
      Um dos meus próximos posts (tá em segundo na fila!) vai ser sobre a viagem dos cachorros e adaptação deles por aqui! Comecei a escrever já e termino o mais rápido possível :)
      Cooorre pra dar entrada nessa documentação logo se a profissão de vcs estiver na lista, não espera virar pra 2015 não! rs
      Beijos e boa sorte!

  16. Olá Engenheiros! Estou passando para dar os parabéns pelo sonho realizado e pra dizer que o blog está me trazendo informações bem importantes! Estou fazendo minhas pesquisas e espero em breve retornar ao Canada de maneira permanente (já estive aí a trabalho). BTW, sou de Sumaré :) .Abraço

  17. Ola pessoal tudo bem?entao depois de ler bastante sobre o processo vi que me encaixo em todos os quesitos para fsw!em questao do ano de experiencia !minha experiencia e de dois anos mais é de ESTAGIO REMUNERADO na area de engenharia civil!vale ainda assim??muito obrigada

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s